1 – Pagamento pendente
O pedido mostra o status de “Pendente” enquanto aguarda a conclusão do pagamento.
Assim, se um pedido permanecer “Pendente” por um longo período, isso poderá significar que o pagamento não foi efetuado ou que foi bloqueado e devolvido.
Quando o usuário concluir o pagamento de um pedido, o status mudará automaticamente para “em processamento”.
Dependendo do método de pagamento escolhido pelo cliente, a mudança de status de “pendente” para “processando” deve ser feita de forma manual. Sempre peça o comprovante de pagamento em caso de dúvidas.
2 – Pagamento recusado
Um dos motivos frequentes para o pagamento recusado é quando os dados do cartão de crédito estão incorretos.
Outra causa para recusa de pagamento é que alguns comerciantes eletrônicos não aceitam certos tipos de cartão bancário. E o recomendável é que faça a tentativa com outro cartão.
3 – Aguardando
Quando este status aparece, quer dizer que o pagamento está sendo aguardado. Ou seja: o pedido foi recebido, porém, o pagamento está na espera, ainda não foi feito. Quando isso acontece o produto já fica reservado no estoque para o cliente até a realização do pagamento.
Quando o usuário concluir o pagamento, o status mudará automaticamente para “em processamento”.
Dependendo do método de pagamento escolhido pelo cliente, a mudança de status de “Aguardando” para “processando” deve ser feita de forma manual. Sempre peça o comprovante de pagamento em caso de dúvidas.
4 – Processamento
O processamento ocorre quando o pagamento foi recebido (pago) e o pedido está aguardando confirmação. Todos os pedidos de produtos requerem processamento, exceto aqueles que contêm apenas produtos virtuais e para download.
Se o pagamento tiver sido bem-sucedido e o pedido não contiver produtos digitais ou para download, o pedido será definido como “Processando”.
5 – Concluído
É quando o pedido foi concluído e não requer nenhuma ação adicional.
6 – Cancelado
O pedido foi cancelado pelo administrador da loja. Quando isso acontece o estoque é aumentado e nenhuma ação adicional é necessária.
7 – Reembolsado
Esse Status é quando o cliente é reembolsado pelo administrador ou pelo operador de cartão. Assim, nenhuma ação adicional é necessária.